Notícias de saúde

Dieta saudável pode diminuir o risco de mortalidade em sobreviventes do câncer

19 de julho de 2018 (Bibliomed). Dietas de alta qualidade estão associadas a menores riscos de mortalidade geral e específica por câncer entre sobreviventes de câncer, segundo um estudo publicado no Spectrum Cancer JNCI.

Investigadores da Universidade da Flórida em Gainesville, e colegas examinaram a relação entre a qualidade da dieta e mortalidade específica e geral por câncer entre 1.191 sobreviventes de câncer participantes no Third National Health and Nutrition Examination Survey. Os escores do Índice de Alimentação Saudável Superior (IES) indicaram melhor adesão às recomendações dietéticas.

Os pesquisadores descobriram que 607 mortes específicas por câncer ocorreram durante o período médio de acompanhamento de 17,2 anos. Pontuações no quartil mais alto IES, indicando uma dieta de alta qualidade, foram associados com a diminuição do risco de mortalidade geral (taxa de risco, 0,59) e específica do câncer (taxa de risco, 0,35) versus o menor quartil IES (dieta de baixa qualidade). Entre os componentes dietéticos individuais, o escore mais alto para a ingestão de gordura saturada foi associado à menor mortalidade específica por câncer (hazard ratio, 0,55).

Estes resultados destacam a importância de uma abordagem 'dieta total' para melhorar a sobrevida entre pacientes com câncer, segundo os autores.

Fonte: JNCI Cancer Spectrum. DOI:10.1093/jncics/pky022.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários