Notícias de saúde

Consumo de maconha e opioides pode causar acidentes automobilísticos

25 de junho de 2018 (Bibliomed). A maconha e os opioides se tornaram quase tão mortais quanto a bebida alcóolica para os motoristas. Quarenta e quatro% dos motoristas mortos em colisões deram positivo para drogas em 2016, em comparação com os 28% de dez anos antes, de acordo com a Governors Highway Safety Association (GHSA). Entre os motoristas mortos em acidentes de carro em 2016 que testaram positivos para drogas, 38% tinham alguma forma de maconha em seu sistema, 16% tinham opioides e 4% usaram ambos, verificaram os pesquisadores.

Embora dirigir embriagado ainda seja uma ameaça nas estradas, o número de motoristas bêbados mortos em acidentes caiu levemente em dez anos, de 41% em 2006 para 38% em 2016, segundo o estudo.

Algumas das mesmas estratégias usadas para coibir dirigir embriagado poderiam ser usadas para deter a condução sob uso de drogas, embora vários desafios únicos permaneçam. Por exemplo, não existe uma maneira aceita universalmente de testar os condutores de drogas,. Além disso, há um grande número de drogas para testar, e diferentes drogas têm efeitos diferentes sobre os condutores individuais.

Somando-se a estas preocupações é com que frequência os motoristas misturam drogas e álcool. Em 2016, pouco mais da metade dos motoristas que morreram em um acidente e testaram positivos para drogas tinham duas ou mais drogas em seu sistema, enquanto 49% que testaram positivos para álcool também testaram positivos para drogas.

Fonte: Governors Highway Safety Association, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários