Notícias de saúde

Pacientes com problemas no joelho podem se beneficiar da cirurgia bariátrica

17 de maio de 2018 (Bibliomed). A cirurgia laparoscópica da banda gástrica (LAGB), um tipo de cirurgia bariátrica, está associada a uma maior melhora na osteoartrite do joelho (OA) em pacientes mais jovens e naqueles sem lesão prévia do joelho, de acordo com um estudo publicado na revista Seminars in Arthritis and Rheumatism.

Pesquisadores americanos revisaram os registros bariátricos (2002 a 2015) em uma única instituição e analisaram dados de 120 pacientes elegíveis que relataram dor no joelho no pré-operatório. Os pacientes foram solicitados a classificar sua dor usando uma escala de 10 pontos em três momentos: antes da cirurgia, um ano após a cirurgia e no momento da pesquisa.

Os pesquisadores descobriram que não havia correlação entre o índice de massa corporal pré-operatória e a redução da dor no joelho em um ano pós-LAGB, mas o subgrupo com a maior melhora no índice de massa corporal também relatou a maior melhora no joelho. Os pacientes mais jovens tiveram uma redução significativa da dor após um ano. Em comparação com aqueles que estavam livres de lesões, aqueles com lesões anteriores no joelho melhoraram menos. No entanto, uma história de cirurgia prévia no joelho não foi similarmente significativa. Houve uma melhora menos significativa entre os pacientes com OA multifocal.

O estudo concluiu que a cirurgia de banda gástrica pode ser uma opção de tratamento viável para a dor na OA do joelho, independentemente do grau de obesidade.

Fonte: Seminars in Arthritis and Rheumatism. DOI: 10.1016/j.semarthrit.2018.02.001.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários