Notícias de saúde

Clima quente não impede prática de atividades físicas por gestantes

03 de abril de 2018 (Bibliomed). Estudo, realizado na Universidade de Sydney, na Australia, e publicado no British Journal of Sports Medicine mostra que gestantes podem se exercitar em climas quentes sem causar danos à sua saúde.

Os resultados provêm de uma análise de 12 estudos que incluíram 347 mulheres em diferentes estágios da gravidez. As temperaturas do corpo das mulheres foram registradas enquanto exercitavam, usavam uma sauna ou tomavam banhos quentes. Nenhuma das mulheres excedeu o limite de temperatura corporal recomendado de 39 graus centígrados durante essas atividades.

Com base nesses resultados, os pesquisadores concluíram que as mulheres grávidas podem com segurança fazer até 35 minutos de exercício aeróbico de alta intensidade (de 80 a 90% da frequência cardíaca máxima) a temperaturas de ar de até 25 graus centígrados e uma umidade relativa de 45%

Não importa o estágio da gravidez, as mulheres também podem fazer exercícios aeróbicos com segurança em temperaturas da água que variam de 28,8 graus a 33,4 graus centígrados por até 45 minutos, concluiu o estudo. Eles também podem se sentar em banhos quentes (40 graus centígrados) ou saunas quentes/secas (70 graus centígrados e 15% de umidade relativa) por até 20 minutos, disseram os pesquisadores.

As diretrizes atuais orientam as mulheres grávidas a evitar o estresse por causa de preocupações sobre possíveis riscos se sua temperatura corporal subir muito alto, observaram os autores do estudo. No entanto, os pesquisadores disseram que as diretrizes não definem claramente os limites de calor e, portanto, podem desencorajar o exercício que poderia beneficiar mãe e filho.

Ainda assim, os autores do estudo disseram que é necessário um estudo mais aprofundado sobre o problema.

Fonte: British Journal of Sports Medicine, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários