Notícias de saúde

Pessoas que moram em região com baixas temperaturas têm maior probabilidade de desenvolverem câncer

05 de janeiro de 2018 (Bibliomed). É bem conhecido que a incidência de câncer está aumentando em todo o mundo, com bolsões de populações humanas e locais geográficos aparentemente em maior risco do que outros.

Pesquisadores da Univesity of Cyrpus 'Medical School, observaram que as populações que vivem em temperaturas muito baixas, como na Dinamarca e na Noruega, tiveram entre os maiores incidências de câncer no mundo.

Agora, em um artigo na edição on-line da revista Molecular Biology and Evolution, foi lançada uma nova hipótese: existe uma relação evolutiva que existe entre adaptação em condições ambientais extremas - como frio e a altitude - e aumento do risco de câncer em seres humanos.

Os pesquisadores examinaram cuidadosamente os dados mais precisos e confiáveis ​​de incidência mundial de câncer (o banco de dados GLOBOCAN-2012 permite uma variedade de incidência/análise de prevalência por país ou por tipo de câncer, além de filtar pistas genéticas entre 247 genomas diferentes de câncer. Foi ainda avaliada a literatura disponível sobre incidência de câncer e dados genéticos para populações humanas que vivem em condições extremas de frio e extrema altitude.

Um padrão marcante começou a surgir, com a maior incidência de certos tipos de câncer ligados às populações que vivem nos ambientes mais frios. Além disso, a análise de 186 populações humanas mostrou uma grande linearidade de alta incidência de câncer associada com a menor temperatura ambiental.

Os achados deste estudo fornecem evidências de que as variantes genéticas consideradas benéficas em ambientes extremos, também podem predispor ao câncer. A resistência das células a baixas temperaturas e em altas alturas provavelmente aumenta a probabilidade de malignidade. Este efeito dificilmente pode ser eliminado pela seleção natural, pois a maioria dos cânceres aparece mais tardiamente na vida, depois que a maioria das pessoas tem os seus filhos.

A evidência genética também foi clara e altamente significativa. Os genes que estão sob seleção para populações para sobreviver sob condições ambientais extremas, também predispõem para o câncer.

Entre as maiores associações de câncer com genes sob seleção, o câncer colorretal é para os nativos americanos e os esquimós da Sibéria, câncer de esôfago e câncer de pulmão para esquimós da Sibéria, leucemia para Oromi (uma população de alta altitude na Etiópia) e uma variedade de cânceres para habitação de alta altitude Andinos-tibetanos.

Fonte: Molecular Biology and Evolution (Oxford University Press). "Cold discomfort: Increasing cancer rates and adaptation of living in extreme environments." ScienceDaily. ScienceDaily, 6 December 2017.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários