Notícias de saúde

Novas diretrizes de vacinação contra o HPV em pessoas com HIV

04 de dezembro de 2017 (Bibliomed). A European Clinical Society of AIDS (EACS) recomendou que todas as pessoas com HIV com menos de 26 anos de idade sejam vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV). No caso dos homens que fazem sexo com homens (HSH) com HIV, esta recomendação é ampliada para até os 40 anos.

O HPV é um vírus sexualmente transmissível responsável, por exemplo, pelo aparecimento de verrugas genitais. Determinadas cepas deste vírus estão envolvidas no aparecimento de câncer cervical (referido ao colo do útero ou cervix), ânus ou orofaringe. O câncer anal, cuja frequência é baixa entre a população em geral, está se tornando mais frequente entre pessoas com HIV (especialmente entre HSH portadores de HIV).

Um estudo austríaco de coorte de HIV revelou que, em 2015, 0,8% dos HSH com menos de 50 anos tinham sido diagnosticados com câncer anal, uma porcentagem que subiu para 2,6% no caso de homens que fazem sexo com homens com mais de 50 anos.

Ao elaborar as diretrizes sobre a vacinação contra o HPV, o EACS levou em consideração várias questões que afetam especificamente as pessoas com HIV, como se a vacinação ofereceria proteção aos idosos infectados pelo HIV (pois eles são muito prováveis ​​de terem sido expostos ao HPV), se a vacinação forneceu proteção a pessoas que já estavam expostas ao HPV ou se o programa de vacinação deveria ser seguido e qual a vacina preferida.

A vacinação contra o HPV antes de iniciar o sexo é uma estratégia eficaz para prevenir cânceres anal e cervical. No entanto, considera-se que a eficácia preventiva diminui rapidamente uma vez que a vida sexual já começou. No entanto, alguns estudos sugeriram que a vacinação de HSH contra o HPV poderia proporcionar um certo papel preventivo. A vacina não-vascular contra o HPV (ativa para nove cepas deste vírus, especialmente envolvida no desenvolvimento de câncer) pode proteger três quartos dos homens com HIV e infecção anal contra HPV. Este efeito protetor também pode ocorrer em cerca de um terço dos homens com infecção por HPV na cavidade oral.

Uma equipe de pesquisadores belgas apresentou uma revisão dos dados que apoiariam a estratégia de vacinação contra HPV das pessoas vivendo com HIV.

Fonte: 16ª Conferência Europeia sobre AIDS

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários