Notícias de saúde

Tratamento de lesões diminuiu chances de câncer anal

19 de julho de 2022 (Bibliomed). Pessoas com HIV são mais suscetíveis a desenvolverem lesões intraepiteliais escamosas de alto grau, que são tumores anais pré-cancerosos. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que o tratamento dessas lesões é uma maneira segura e eficaz de reduzir o risco de câncer anal.

O estudo incluiu cerca de 4.500 pessoas com HIV nos Estados Unidos que foram diagnosticadas com lesões pré-cancerosas durante uma anoscopia, um procedimento para examinar o revestimento interno do ânus e do reto. Os participantes, com 35 anos ou mais, foram aleatoriamente designados para receber tratamento ou monitoramento ativo sem tratamento.

A maioria dos que receberam tratamento foi submetida a eletrocautério, no qual o calor de uma corrente elétrica é usado para destruir o tecido anormal. Após um acompanhamento médio de pouco mais de dois anos, o câncer anal foi diagnosticado em 21 pacientes no grupo de monitoramento ativo, em comparação com nove pacientes no grupo de tratamento - uma diferença de 57%. A maioria dos efeitos colaterais no grupo de tratamento foi leve e incluiu dor e sangramento.

Segundo o U.S. National Cancer Institute, o câncer anal é relativamente raro na população em geral, mas é o quarto câncer mais comum entre as pessoas que vivem com HIV. Quase todos os casos de câncer anal são causados ??por infecção pelo papilomavírus humano (HPV). A vacinação contra o HPV pode prevenir infecções anais por HPV, mas não há recomendações baseadas em evidências sobre triagem e tratamento de lesões intraepiteliais escamosas de alto grau.

Para os pesquisadores, os resultados destacam a necessidade de treinamento adicional de profissionais de saúde, bem como mais pesquisas sobre métodos eficazes para triagem e tratamento de lesões intraepiteliais escamosas de alto grau.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2201048.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários