Notícias de saúde

CDI é capaz de reduzir a incidência de morte súbita em portadores de cardiomiopatia

27 de julho de 2017 (Bibliomed). Para os pacientes adultos portadores de cardiomiopatia, isquêmica ou não isquêmica, a terapia de um desfibrilador cardioversor implantável (CDI) está associada à redução da incidência de morte súbita e de morte por todas as causas em comparação com os cuidados convencionais, de acordo com uma revisão publicada na revista Annals of Internal Medicine.

Pesquisadores da Polônia, e colegas compararam a terapia com CDI com cuidados convencionais para a prevenção primária da morte, utilizando dados de 11 estudos envolvendo 8.716 pacientes.

Os pesquisadores observaram uma redução geral na mortalidade por todas as causas, de 28,26% com atendimento convencional para 21,37% com terapia usando um CDI. A redução foi de magnitude semelhante nos grupos com doença não isquêmica (e doença isquêmica do coração. Houve uma diminuição na taxa de morte súbita, de 12,15% com atendimento convencional para 4,39% com a terapia com CDI.

Assim, a prevenção primária com implante de um CDI versus cuidados convencionais reduziu a incidência de morte súbita e por todas as causas.

Fonte: Ann Intern Med. 2017. DOI: 10.7326/M17-0120

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários