Notícias de saúde

Vacina Contra Gripe Pode Prevenir Parada Cardíaca

NOVA YORK (Reuters Health) - As pessoas que tomam vacina contra a gripe, além de evitar o problema, parecem estar menos propensas a ter uma parada cardíaca, como sugerem os resultados de um novo estudo. A parada cardíaca pode ser consequência de um enfarte ou outra doença.

No estudo, as pessoas que tomaram a vacina contra a gripe foram 50 por cento menos propensas a sofrer uma parada cardíaca que as pessoas que não receberam a vacina, conforme pesquisa publicada na edição de 1o de outubro do American Journal of Epidemiology.

"A vacinação contra a gripe no ano anterior foi associada a uma redução de 50 por cento no risco de ocorrência de parada cardíaca fora do ambiente hospitalar em consequência de doença cardíaca", disse à Reuters Health, David S. Siscovick.

Siscovick e os pesquisadores da Universidade de Washington, Seattle, compararam 342 pacientes com parada cardíaca a mais de 500 pessoas saudáveis da mesma idade. Nenhum dos pacientes com parada cardíaca recebera diagnóstico anterior de doença do coração ou outra doença grave.

Embora o estudo tenha importantes implicações para os programas de vacinação, os dados não demonstram de forma conclusiva que ela protege contra uma eventual parada cardíaca, destacou Siscovick.

"A primeira pergunta a ser feita é se a vacina reflete proteção ou seleção", disse o pesquisador. É possível que "pessoas mais preocupadas com a saúde ou que recorram aos serviços de saúde com certa regularidade apresentem um risco menor de sofrer uma parada cardíaca", disse Siscovick.

"Entretanto, dada a magnitude das nossas descobertas, acreditamos ser possível que a vacina contra a gripe tenha um efeito protetor", disse o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários