Notícias de saúde

Hipnose não melhora a ansiedade e a dor pós-operatória em crianças

17 de maio de 2017 (Bibliomed). Uma sessão curta de hipnose realizada na sala de cirurgia antes de um procedimento cirúrgico maior não melhora a ansiedade pós-operatória e os níveis de dor entre os pacientes pediátricos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Nursing.

Pesquisadores franceses avaliaram o impacto de uma curta sessão de hipnose sobre a ansiedade e dor pós-operatória em 120 crianças (de dez a 18 anos) submetidas a cirurgias ortopédicas de grande porte.

Os pesquisadores não observaram diferença entre os escores de ansiedade dos pacientes no grupo controle e no grupo de hipnose 24 horas após a cirurgia. Ambos os grupos tiveram uma diminuição significativa no nível de ansiedade entre o dia antes da cirurgia e o dia após a cirurgia. Os escores de dor pós-operatória foram baixos e semelhantes nos dois grupos.

Assim, segundo os autores, a diminuição nos níveis de ansiedade e dor pode ser devida à adição de entrevistas com a enfermagem no pré-operatório e otimização na comunicação na sala de cirurgia.

Fonte: Journal of Clinical Nursing. Accepted Articles, Accepted manuscript online: 12.04.2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários