Notícias de saúde

Embolização endovascular é eficiente no tratamento do AVC

25 de janeiro de 2017 (Bibliomed). O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma complicação que ocorre no cérebro quando há o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue a este órgão. Tal entupimento ocasiona a supressão da circulação sanguínea na região, e necessita de tratamento imediato.

Um dos tratamentos mais modernos para o AVC é a embolização, que consiste na a inserção de um cateter (pequeno tubo plástico) na artéria femoral na perna do paciente que é guiado pelo corpo até chegar ao interior do AVC.  Esse cateter preenche o acidente com micro-molas de platina, impedindo que o fluxo de sangue entre no aneurisma, evitando, assim, a sua ruptura e consequente hemorragia. Todo o procedimento é monitorado via vídeo e imagens radiológicas.

Além das molas de platina, podem ser utilizados no procedimento colas biologicamente inertes que não interagem com os tecidos; espuma; pequenas partículas de plástico que se alojam firmemente na veia; e balões cirúrgicos.

Apesar de ser um procedimento menos invasivo que as cirurgias tradicionais, ele envolve riscos de requer cuidados pós-operatórios. Entre os riscos mais comuns atribuídos ao procedimento estão hemorragias cerebrais; sangramento na incisão; danos ao vaso sanguíneo onde o cateter é inserido; infecção; falhas no agente de vedação; confusão mental; ataques cardíacos e morte.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários