Notícias de saúde

Paintball pode causar lesões oculares e até cegueira

22 de novembro de 2016 (Bibliomed). As armas de paintball representam o maior risco de perda de visão entre os esportes mais comumente associados com lesões oculares, descobre um novo estudo recentemente publicado na revista JAMA Ophthalmology.

Pesqusiadores americanos analisaram uma base de dados daquele país de atendimentos nas salas de emergência em mais de 900 hospitais de 2010 até 2013. Os investigadores focalizaram em quase 86.000 relatórios de lesões esportivas relacionadas aos olhos.

Os homens representaram 81% dos ferimentos em geral e a idade média foi de 22 anos. Isso ocorreu porque os jovens do sexo masculino estão se envolvendo em mais destes esportes de equipe, onde estão sob maior risco.

Cerca de metade das lesões ocorreram durante quatro atividades: basquete (23%), beisebol e softball (14%) e paitball (12%). Estes foram também, nesta ordem, as quatro principais causas de lesões em homens. As três principais causas de lesões em mulheres foram baseball/softball, ciclismo e futebol.

Apesar da significarem uma porcentagem menor de visitas ao departamento de emergência, as lesões oculares provocadas por paintball e armas de ar levaram a 26% dos casos envolvendo a perda de visão, disseram os pesquisadores. No entanto, o acompanhamento a longo prazo não estava disponível, por isso não se sabe se o dano foi permanente.

Objetos grandes como bolas podem fraturar os ossos ao redor dos olhos, enquanto pequenos projéteispodem ferir ou mesmo romper o olho em si. Os paintballs são especialmente perigosos porque são tão pequenos.

Fonte: JAMA Ophthalmology, online Nov. 3, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários