Notícias de saúde

Associação entre transtornos da ansiedade e eventos cardiovasculares

03 de outubro de 2016 (Bibliomed). Os transtornos de ansiedade estão associados a uma série de eventos cardiovasculares, de acordo com uma metanálise publicada no American Journal of Cardiology. Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido conduziram uma revisão sistemática da literatura para analisar a correlação entre ansiedade e doenças cardiovasculares.

Foram revistos 46 estudos de coorte envolvendo participantes com e sem ansiedade, incluindo indivíduos com ansiedade, preocupação, estresse pós-traumático, ansiedade fóbica e distúrbios de pânico, foram revistos.

Os pesquisadores descobriram que a ansiedade estava relacionada a um aumento significativo do risco de mortalidade cardiovascular, doença coronária, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Não houve correlação significativa entre a ansiedade com os principais eventos cardiovasculares ou fibrilação atrial, embora os intervalos de confiança foram amplos. Em comparação com outros transtornos de ansiedade, ansiedade fóbica correlacionada com um maior risco de doença cardíaca coronária; o transtorno de estresse pós-traumático foi associado com um risco elevado de acidente vascular cerebral. Em análises de sensibilidade, os resultados foram amplamente consistentes.

Assim, concluiu-se que os transtornos de ansiedade estão associados com um risco elevado de uma gama de diferentes eventos cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral, doença coronária, insuficiência cardíaca e morte cardiovascular.

Fonte: American Journal of Cardiology. August 15, 2016Volume 118, Issue 4, Pages 511–519

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários