Notícias de saúde

Maior consumo de fibras leva a um envelhecimento mais saudável

04 de agosto de 2016 (Bibliomed). Uma dieta que inclua alimentos ricos em fibras pode resultar em um envelhecimento mais bem saudável, de acordo com pesquisa publicada na revista Journals of Gerontology.

Os pesquisadores do Westmead Institute for Medical Research da Universidade de Sidney acompanharam 1.609 participantes, com 49 anos de idade ou mais, há uma década, a partir de 1994. No início, todos estavam livres de câncer, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral. Um estado de envelhecimento bem-sucedido ao acompanhamento foi definido como a ausência de deficiências, de sintomas depressivos, de comprometimento cognitivo, de sintomas respiratórios e doenças crônicas, como câncer e doença arterial coronariana. Foram avaliadas as rotinas alimentares, com um foco específico em fibras, carboidratos e ingestão de açúcar.

A equipe descobriu que apenas 25% dos participantes do estudo estavam seguindo as recomendações de ingestão diária de fibras, e 15,5% dos participantes tinham envelhecido com sucesso ao longo do período de tempo de dez anos. Aqueles com níveis abaixo da média de consumo de fibras eram menos propensos a terem envelhecido bem. Aqueles que mais consumiam fibras eram 79% mais propensos a permanecer totalmente funcionais à medida que envelheciam, estando livres de doenças.

Fonte: J Gerontol A Biol Sci Med Sci (2016). doi: 10.1093/gerona/glw091. First published online: June 1, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários