Notícias de saúde

Suplementos nutricionais podem melhorar a eficácia de antidepressivos

14 de junho de 2016 (Bibliomed). Alguns suplementos nutricionais podem melhorar a eficácia dos antidepressivos, de acordo com pesquisa publicada no periódico The American Journal of Psychiatry.

Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, e colegas realizaram uma pesquisa sistemática de PubMed, CINAHL, Biblioteca Cochrane, e Web of Science, até dezembro de 2015 para ensaios clínicos buscando termos relacionados a “nutrientes adjuvantes para a depressão”. Nos casos onde estavam disponíveis dados suficientes, a equipe analisou a diferença média padrão entre o tratamento e uso de placebo.

Os pesquisadores encontraram resultados principalmente positivos para S-adenosilmetionina (SAMe), metilfolato, ômega-3 (principalmente EPA ou etil-EPA), e vitamina D. Eles também descobriram estudos isolados positivos para a creatina, ácido folínico, e um combinação de aminoácidos. A metanálise analisando o uso de ômega-3 versus placebo indicaram um efeito de moderado a significativo do ômega-3.

Assim, segundo os autores, as evidências atuais dão suporte ao uso de S-adenosilmetionina, metilfolato, ômega-3 e vitamina D juntamente com antidepressivos, no sentido de se obter a redução de sintomas depressivos.

Fonte: The American Journal of Psychiatry. DOI: 10.1176/appi.ajp.2016.15091228

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários