Notícias de saúde

Vitamina D poderia ter efeito positivo na função sexual feminina

28 de junho de 2021 (Bibliomed). A disfunção sexual pode afetar adversamente a qualidade de vida, a autoconfiança e os relacionamentos interpessoais. Alguns estudos relataram uma relação entre a suplementação de vitaminas e saúde sexual. Uma recente revisão sistemática publicada na revista International Journal for Vitamin and Nutrition Research teve como objetivo avaliar o efeito das vitaminas na função sexual, tanto feminina como masculina. Para a revisão, foram pesquisadas as bases de dados científicas internacionais mais importantes até julho de 2020.

Um total de 11 ensaios clínicos randomizados em 337 mulheres, 472 homens e 35 casais foram incluídos. Um estudo relatou que o suplemento de vitamina D 300.000 UI administrado duas vezes por meio de injeção intramuscular (no início e após quatro semanas) teve um efeito significativo na função sexual feminina, enquanto outro estudo mostrou que o suplemento de vitamina D 2.000 UI por seis meses não teve nenhum efeito significativo na função sexual feminina. Um estudo relatou o efeito significativo da niacina (vitamina B3) 1.500 mg por dia por 12 semanas na função erétil masculina.

Os resultados mostraram que as vitaminas A, C e E não tiveram efeito significativo na função sexual masculina e feminina. Os pesquisadores recomendaram a realização de ensaios com intervenções de longo prazo para se chegar a uma conclusão mais definitiva sobre o efeito das vitaminas na função sexual, antes de uma conclusão definitiva.

Fonte: International Journal for Vitamin and Nutrition Research. DOI: 10.1024/0300-9831/a000703.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários