Notícias de saúde

Nova droga pode levar a sérias alterações mentais

27 de maio de 2015 (Bibliomed). Uma nova droga muito potente chamado "Flakka" está causando preocupação entre a comunidade médica, já que leva muitos usuários a terem acessos de raiva, com gritos acompanhados de alucinações vívidas.

Flakka é uma versão sintética de anfetaminas de ocorrência natural chamadas catinonas. O ingrediente ativo da droga, alfa-PVP, foi proibido e rotulado de droga de Classe 1 pela Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) no início de 2014. Drogas de classe 1 são consideradas as mais perigosas, e acredita-se terem um alto risco de abuso ou dependência, de acordo com a DEA. Apesar disso, a disponibilidade de flakka vem aumentando, principalmente na Flórida.

Um dos mais graves efeitos colaterais da droga, um estado conhecido como "delírio animado", leva a comportamento violento e alucinações, muitas vezes acompanhado de aumento da temperatura corporal. O tecido muscular pode ser lesado, o que pode levar à insuficiência renal. Os pacientes  também enfrentam um risco aumentado de acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio, devido ao aumento da frequência cardíaca.

A droga age bloqueando a capacidade do corpo em reabsorver dopamina e norepinefrina. Flakka permite que estes produtos químicos permaneçam nas sinapses por mais tempo, produzindo um estado alterado de consciência.

Fonte: National Institute on Drug Abuse, Estados Unidos

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários