Notícias de saúde

Grande parte das mortes gestacionais é evitável

25 de novembro de 2022 (Bibliomed). Mais de quatro em cada cinco mortes relacionadas à gravidez nos Estados Unidos poderiam ter sido evitadas, de acordo com um novo relatório do governo federal. Os pesquisadores examinaram dados de Comitês de Revisão de Mortalidade Materna em 36 estados sobre as circunstâncias que cercam as mortes relacionadas à gravidez. Os dados, de 2017 a 2019, incluíram as principais causas de morte por raça e etnia.

De acordo com o relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, 22% das mortes relatadas ocorreram durante a gravidez; cerca de 25% no dia do parto ou até sete dias após; cerca de 53% entre uma semana e um ano após a gravidez. As causas da morte variaram. Vinte e três por cento estavam relacionados a condições de saúde mental, incluindo suicídio e overdose ou envenenamento por transtorno por uso de substâncias. Outros 14% resultaram de sangramento excessivo; 13% de problemas cardíacos; e 9% cada de infecção, cardiomiopatia (uma doença que torna mais difícil para o coração bombear sangue por todo o corpo) e um tipo de coágulo de sangue conhecido como embolia trombótica. Cerca de 7% morreram de distúrbios relacionados à pressão alta.

Raça e etnia também foram consideradas nos tipos de mortes relatadas. As doenças cardíacas foram a principal causa subjacente de mortes relacionadas à gravidez entre os negros. As condições de saúde mental foram a principal causa subjacente para hispânicos e brancos. A hemorragia foi a principal causa subjacente para os asiáticos.

O relatório observou que os índios americanos e os nativos do Alasca foram desproporcionalmente afetados por mortes relacionadas à gravidez. Condições de saúde mental e hemorragia foram as causas básicas mais comuns, representando cerca de metade das mortes com explicação conhecida. Cerca de 64% dessas mortes em mulheres desses grupos ocorreram entre uma semana e um ano após a gravidez. Mais de 90% eram evitáveis.

Fonte: Maternal Mortality Review Committees. Centers for Disease Control and Prevention.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários