Notícias de saúde

Portadores de HIV podem realizar o próprio manuseio da dor

30 de março de 2015 (Bibliomed). Para os indivíduos com HIV e dor crônica, vários estratégias de auto-manuseio da dor são utilizadas, incluindo a atividade física, estratégias cognitivas e espirituais, e uso de substâncias, de acordo com um estudo publicado online no número de 03 de fevereiro de 2015 da revista Pain Medicine.

Os autores da pesquisa, da Universidade do Alabama, em Birmingham, observaram que a dor crônica é comum em indivíduos com HIV, e conduziram uma análise de dados qualitativos a partir de 25 entrevistas com pessoas portadoras de HIV e dor crônica.

Os pesquisadores descobriram que a atividade física; estratégias cognitivas e espirituais; passar o tempo com a família e amigos e de apoio social; evasão de atividade física / social; tratamento da dor baseados em medicação; e uso de substância foram citados pelos participantes como as estratégias de auto-manuseio da dor primária.

Segundo os pesquisadores, algumas dessas estratégias podem ser vistas como benéficas e se sobrepõem com as estratégias de auto-manuseio conhecidas do HIV (estratégias cognitivas), enquanto outras podem ter consequências negativas para a saúde (uso de substâncias).

Concluíram que as intervenções que incorporam estratégias de auto-manuseio saudáveis podem ser particularmente eficazes na melhoria tanto do quadro do HIV como nos desfechos de dor.

Fonte: Pain Medicine, published online: 3 FEB 2015. DOI: 10.1111/pme.12701

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários