Notícias de saúde

Exposição à luz natural no trabalho leva a benefícios para os funcionários

25 de agosto de 2014 (Bibliomed). Trabalhadores expostos  à luz natural durante o dia em seu ambiente de trabalho podem ser beneficiados, melhorando o sono e a qualidade de vida, de acordo com um novo estudo.

Segundo um novo estudo da Northwestern University Feinberg School of Medicine, existem evidências crescentes de que a exposição à luz, durante o dia - especialmente na parte da manhã - é benéfica para sua saúde através dos seus efeitos sobre o humor, estado de alerta e no metabolismo.

O novo estudo incluiu 49 trabalhadores de escritório - 22 em locais de trabalho com janelas e 27 nos locais de trabalho sem janelas. Verificou-se que em comparação com aqueles com tiveram pouca exposição à luz, os trabalhadores com mais exposição à luz natural dormiam mais e melhor à noite, realizam mais exercícios, e tinham uma melhor qualidade de vida. No entanto, a associação observada no estudo não prova uma relação de causa e efeito.

Os autores explicam que a sincronização adequada de seus ritmos biológicos internos com a rotação diária da Terra tem se mostrado essencial para a saúde. A luz é o agente de sincronização mais importante para o cérebro e do corpo.

Os resultados destacam a importância de projetar escritórios que forneçam luz natural para os trabalhadores. Uma solução simples é se certificar de que os postos de trabalho dos empregados não estejam a mais do que 7 a 8 metros de distância de paredes externas que tenham janelas. Os autores acreditam que os arquitetos deveriam estar conscientes da importância da luz natural, não só em termos dos sua potencial economia de energia, mas também em termos de afetar a saúde dos ocupantes do escritório.

Fonte: Northwestern University, news release, Aug. 8, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários