Notícias de saúde

Medicamento experimental teve ação positiva em pacientes com Ebola

13 de agosto de 2014 (Bibliomed). Um soro experimental nunca usado antes em seres humanos pode ter sido fundamental em ajudar a tratar dois americanos atingidos pelo vírus Ebola.

O Dr. Kent Brantly, 33 anos, e Nancy Writebol, 59 anos, contraíram o vírus altamente fatal enquanto trabalhavam para ajudar os pacientes na Libéria. Brantly  e Writebol foram levados, em duas diferentes ocasiões, em um avião especialmente equipado para Atlanta para tratamento no Hospital da Universidade de Emory.

Nos casos de Writebol e Brantly, foi divulgado extraoficialmente que ambos receberam um tratamento experimental com um medicamento chamado ZMapp. O Zmapp é uma droga que está sendo desenvolvido pela empresa de biotecnologia sediada em San Diego, Califórnia, Mapp Biofarmacêutica. Embora a droga tenha se mostrado promissora em testes envolvendo macacos, nunca foi testado em seres humanos. Nos ensaios com primatas, quatro macacos infectados com o Ebola sobreviveram depois de receber Zmapp até 24 horas após a infecção, e dois dos outros quatro macacos sobreviveram depois de receber o soro dentro de 48 horas após a infecção.

O Zmapp deve ser mantido congelado. Após a chegada no hospital liberiano onde Brantly e Writebol estavam sendo tratados, o soro foi descongelado naturalmente, um processo que 8 a 10 horas.

O tratamento parece ter funcionado. Apenas uma hora após a administração intravenosa de Zmapp, Brantly teve uma dramática recuperação, segundo a CNN. Começou a respirar por conta própria e uma erupção que haviam coberto o seu tronco coberto desapareceu. Na manhã seguinte Brantly conseguiu tomar um banho por conta própria antes de sua evacuação para os Estados Unidos.

Também Writebol recebeu o Zmapp. Sua resposta após a primeira dose não foi tão dramática como a vista em Brantly, mas uma segunda dose foi administrada posteriormente, levando a uma recuperação significativa.

Fonte: CNN

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários