Notícias de saúde

Alerta: evite viajar a países onde exista surto de Ebola

4 de agosto de 2014 (Bibliomed). Como a Organização Mundial de Saúde informou que o número de mortos no surto de Ebola no Oeste Africano subiu para 729, os Centros dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiu um alerta de viagem para a região.

O alerta, do chamado "Nível 3 de consultoria de viagens" apela a que todas as viagens não essenciais para os países afetados - Guiné, Libéria e Serra Leoa - sejam evitadas.  Segundo o CDC, esta consultoria de viagens permitirá a estes países que se concentrem nos surtos de Ebola sem se preocupar com que novas pessoas entrem na região, mantendo o transporte aéreo aberto para as pessoas que estão indo para estes países para fornecer ajuda médica.

Ainda segundo o CDC, uma parte do problema em relação ao surto se devem ao fato de que os países afetados não lidaram antes com o Ebola e não estavam preparados para isso. O CDC irá enviar 50 especialistas adicionais para a região durante este mês.

Em outra medida de precaução, o CDC estará ajudando nos esforços dos países afetados para impedir que as pessoas infectadas pelo Ebola embarquem em aviões. Se tais incidentes ocorrem, protocolos serão postos em prática para identificar passageiros doentes, alertar aqueles que possam ter entrado em contato com eles e, se necessário, colocar em quarentena pessoas em risco.

É importante notar que o Ebola não é contagioso até que os sintomas apareçam, e que a transmissão é através do contato direto com fluidos corporais de uma pessoa ou a exposição a objetos tais como agulhas que foram contaminados com secreções infectadas.

Fonte: July 31, 2014, news conference and news release, U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários