Notícias de saúde

Festival na Índia pode causar surto de COVID-19: um alerta para o Brasil no Carnaval

09 de novembro de 2021 (Bibliomed). A Índia está celebrando um de seus feriados mais importantes - Diwali, o festival das luzes - e muitos temem outra onda de infecções, à medida que milhões se reúnem para as celebrações.

O feriado aconteceu duas semanas atrás, e não há dados ainda sobre o impacto que as festividades podem ter na luta daquele país para conter a propagação do vírus. Mas os epidemiologistas dizem que já tinham preocupações.

Antes das festividades deste ano, as autoridades de saúde da Índia já haviam alertado sobre uma possível terceira onda de infecções, embora a segunda onda tenha, na melhor das hipóteses, apenas se estabilizado naquele país. Uma atitude relaxada - combinada com as festividades do feriado - pode comprometer a luta do país contra o vírus, disseram.

Durante a segunda onda na primavera do hemisfério norte, o país teve um dos piores surtos de coronavírus do mundo, atingindo um pico trágico no início de maio de mais de 400.000 casos relatados por dia, com 4.500 mortes diárias.

O aumento nas viagens foi um aparente sinal de confiança na campanha de vacinação do país, com 54% da população tendo recebido pelo menos uma dose da vacina e 25% tendo sido totalmente vacinada.

Durante um bloqueio estrito do final de março ao final de maio do ano passado, a maioria dos casos de Covid-19 da Índia estavam concentrados em áreas urbanas. Mas, à medida que as restrições às viagens interestaduais foram amenizadas, muitas pessoas começaram a se viajar das cidades para as áreas rurais, trazendo o vírus com elas. É isso que os especialistas temem que aconteça desta vez.

Dentro em pouco se saberá se o feriado do Divali levou ao ressurgimento da doença COVID-19 na Índia. E, caso isso ocorra, poderá servir de alerta para as autoridades brasileiras em relação ao que pode ocorrer durante o nosso Carnaval.

Fonte: The New York Times, Nov 5, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários