Notícias de saúde

Beber com moderação pode ajudar a controlar glicose, diz estudo

30 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Pesquisadores ingleses relacionaram o consumo moderado de bebida alcoólica e um controle maior dos níveis de glicose no sangue de adultos saudáveis, principalmente mulheres. A explicação estaria no estilo de vida e nas características de personalidades associadas ao consumo de cada tipo de bebida.

A equipe de N. J. Wareham, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, usou o teste hemoglobina A1C (HbA1c) para medir o nível médio de açúcar no sangue dos voluntários. As mulheres que consumiram qualquer tipo de bebida alcoólica tiveram níveis menores de HbA1c, independentemente do índice de massa corporal (IMC). Entre homens, apenas o vinho foi associado a níveis mais saudáveis de açúcar no sangue. Quando os níveis de açúcar no sangue de pessoas não diabéticas estão altos, aumenta o risco de morte por todas as causas e o risco de desenvolver diabete tipo 2.

Os resultados do estudo tiveram como base entrevistas feitas por escrito com mais de 6,4 mil pessoas, com idades entre 40 e 78 anos, que participavam de um estudo sobre hábitos alimentares e doenças crônicas. No geral, os entrevistados que consumiram mais álcool eram mais jovens e tinham um nível menor de glicose no sangue. Quem ingeriu bebidas também tendeu a ter maior escolaridade, fumar e praticar exercícios. Entre as mulheres, o IMC caiu à medida que aumentou o consumo de álcool; entre os homens, o índice aumentou proporcionalmente à quantidade de álcool ingerida.

As bebidas consumidas também variaram de acordo com o sexo do entrevistado. Os homens beberam mais cerveja e as mulheres, mais vinho. O consumo de frutas e vegetais foi associado à ingestão de vinho, mas não de cerveja. Na edição de setembro do European Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores lembraram que estudos anteriores já haviam associado o consumo de cerveja entre homens ao fumo, agressividade e dieta menos saudável; enquanto o hábito de beber vinho foi relacionado a comportamentos saudáveis, como não fumar e evitar a obesidade e também a um nível maior de escolaridade. O hábito de se consumir o vinho durante as refeições também seria útil para neutralizar os efeitos do álcool no organismo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários