Notícias de saúde

Estresse aumenta o risco de infarto em mulheres

17 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Estudos mostram que o estresse no trabalho aumenta em até 40% o risco das mulheres desenvolverem infarto ou problemas do coração.

O estresse é composto de um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio no organismo. É importante destacar que a reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação a situações novas.

Para especialistas, a tão falada jornada dupla que muitas mulheres enfrentam, tendo que trabalhar fora e cuidar da casa, somada à falta de tempo para a prática de exercícios físicos e uma alimentação não balanceada, podem desencadear um processo patológico.

Outro fator que pode levar a mulher ao desenvolvimento de problemas cardíacos é a combinação do tabagismo com o uso de pílulas anticoncepcionais. Essa combinação pode levar a um risco de infarto de até 30 vezes. Isso ocorre porque os hormônios femininos, que geralmente têm fator protetivos, têm seus efeitos reduzidos pelo cigarro.

A boa notícia é que mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar a doença. Veja quais são os principais cuidados que se deve ter para manter longe tanto o estresse quanto o infarto:

* Fazer check-ups periódicos, principalmente acima dos 40 anos, ou se a pessoa faz parte dos grupos de risco;

* Evitar alimentos ricos em colesterol e o uso excessivo de sal;

* Atenção ao consumo excessivo de álcool;

* Abolir o uso de cigarros e drogas;

* Fazer exercícios físicos sob orientação médica;

* Adotar hábitos de vida mais saudáveis, para combater o estresse;

* Incorporar ao dia-a-dia, atividades que ajudem a relaxar ou proporcionem  momentos de alegria, como hobbies, passeios etc;

* Prevenir ou tratar doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios relacionados ao colesterol.

Fonte: CDN Comunicação, 10 de dezembro de 2013

Veja como o estresse pode afetar sua saúde em Boa Saúde

Estresse pode causar câncer? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários