Notícias de saúde

Vacina para HIV vai priorizar mucosas

27 de novembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores de todo o mundo se dedicam a encontrar estratégias para combater a infecção pelo HIV. Contudo, até hoje, essas tentativas foram infrutíferas. Agora, pesquisadores da União Europeia desenvolveram uma nova vacina que começará a ser testada.

Baseada em uma das proteínas do envelope do vírus HIV, a gp41, a vacina pretende bloquear a entrada do HIV nas células, nas mucosas e no sangue. De acordo com especialistas, priorizar as mucosas é uma estratégia interessante caso de considere que 90% das infecções pelo vírus ocorrem por via sexual.

O grande apelo da nova vacina é que seu alvo é o processo de fusão do vírus HIV nas células humanas. Os pesquisadores tentam, ao integrar a proteína gp41 na vacina, desencadear a produção de anticorpos que bloqueiem a entrada do HIV nas células humanas.

Alexandru Rafila, um dos responsáveis pelo estudo, explica que a proteína gp41 não é novidade na historia do desenvolvimento da vacina para o HIV, mas que a concepção de que ela pode ser utilizada como parte de uma vacina representa que ela pode desencadear uma resposta imune no organismo.

Fonte: Diário da Saúde, 27 de novembro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários