Notícias de saúde

Vacina de COVID-19 deveria priorizar maiores de 60 anos, diz estudo

18 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). O fornecimento inicial limitado de vacina SARS-CoV-2 levanta a questão de como priorizar as doses disponíveis. Agora, um modelo matemático indica que a vacinação para COVID-19 de adultos mais velhos em um primeiro momento salvará substancialmente mais vidas do que priorizar outras faixas etárias, e quanto mais lenta a implantação da vacina e mais disseminado o vírus, mais crítico é colocá-los na linha de frente.

Essa é uma conclusão importante de um novo artigo da Universidade do Colorado em Boulder, publicado na revista Science, que usa modelagem matemática para fazer projeções sobre como diferentes estratégias de distribuição funcionariam em países ao redor do globo.

Agora, enquanto os formuladores de políticas decidem como e se seguirão esse conselho, o documento - que inclui uma ferramenta interativa - apresenta os números por trás da difícil decisão. No estudo, pesquisadores se basearam em informações demográficas de diferentes países, bem como dados atualizados sobre quantas pessoas já tiveram resultado positivo para COVID-19, a rapidez com que o vírus está se espalhando, a rapidez com que as vacinas estão sendo lançadas e sua eficácia estimada.

Em seguida, eles modelaram o que aconteceria em cinco cenários diferentes nos quais um grupo diferente foi vacinado primeiro: Crianças e adolescentes; adultos de 20 a 49 anos; adultos com 20 anos ou mais; ou adultos com 60 anos ou mais (considerando que cerca de 30% dos elegíveis podem declinar). No quinto cenário, quem quisesse uma vacina a receberia enquanto durasse o estoque.

Os resultados dos Estados Unidos, Bélgica, Brasil, China, Índia, Polônia, África do Sul, Espanha e Zimbábue estão incluídos no documento, com mais países incluídos na ferramenta online.

Na maioria dos cenários, em vários países, priorizar adultos com mais de 60 anos salvou mais vidas.

"A idade é o indicador mais forte de vulnerabilidade", segundo os autores. "Você tem uma probabilidade exponencialmente maior de morrer de COVID-19 à medida que envelhece."

Os autores também observam que, embora se acredite que as vacinas distribuídas agora tenham cerca de 90 a 95% de chance de proteção contra doenças graves, os pesquisadores ainda não sabem quão bem elas bloqueiam a infecção e a transmissão. Se eles não bloquearem bem e os disseminadores assintomáticos forem abundantes, novamente faz mais sentido vacinar adultos mais velhos. Se nada mais, eles estarão pessoalmente protegidos contra doenças graves.

Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.abe6959.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários