Notícias de saúde

Dormir pode ajudar a prevenir a obesidade infantil

05 de novembro de 2013 (Bibliomed). Muitas pessoas buscam respostas que justifiquem a obesidade infantil. Os grandes culpados são sempre os fast-foods, as bebidas açucaradas ou o consumo exagerado de alimentos ricos em calorias. Contudo, pesquisadores da Temple University, nos Estados Unidos, defendem que parte da culpa do ganho de peso das crianças está na falta de sono.

O estudo envolveu 37 crianças com idades entre oito e 11 anos, dos quais 27% estavam com sobrepeso ou obesidade. Durante a primeira semana de acompanhamento, as crianças foram acompanhadas durante o sono típico. Na segunda semana, o grupo foi dividido para aumentar ou diminuir a quantidade de sono. Na terceira e quartas semanas, os grupos se inverteram no esquema se sono.

Os resultados mostraram que, durante a semana em que as crianças aumentaram o seu sono, contatou-se uma média diária de 134 calorias a menos do que nos dias de sono diminuído. Nestes dias, os níveis de leptina (hormônio responsável pela regulação da fome) também foram menores.

De acordo com os pesquisadores, aumentar a quantidade de sono das crianças em idade escolar pode ter implicações importantes para a prevenção e tratamento da obesidade.

Fonte: EurekAlert!, 04 de novembro de 2013

Saiba mais sobre as causas e as consequências da obesidade infantil em Boa Saúde

Crianças sedentárias têm mais dificuldade para dormir. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários