Notícias de saúde

Novo exame pode detectar sete tipos de câncer de mama

01 de novembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, desenvolveram um novo exame que identifica sete tipos de câncer de mama e que poderá estar disponível dentro de dois anos.

Os exames atualmente utilizados para detectar tumores na mama baseiam-se apenas em dois marcadores biológicos. Contudo, em 2012, pesquisa descobriu que existem dez tipos de câncer de mama, o que depende da genética do paciente.

Esses tipos só podem ser identificados a partir de um exame genético detalhado, cujo valor é elevado e não é prático ou acessível para a maioria das pacientes.

A técnica desenvolvida pelos pesquisadores avalia dez proteínas importantes que identificam sete tipos diferentes da doença, uma descoberta que vai ajudar os médicos a personalizar os tratamentos e a aumentar as taxas de sobrevivência dos pacientes, que variam conforme o tipo de câncer.

As proteínas analisadas incluem duas que já são identificadas rotineiramente em células de câncer de mama - o receptor de estrogênio (ER) e HER2, além de outras que não são testadas atualmente, como a p53, HER3, HER4a e a citoqueratina.

O estudo foi publicado na revista especializada British Journal of Câncer.

Fonte: BBC, 30 de outubro de 2013

Participar ativamente do tratamento do câncer de mama torna os resultados melhores. Leia em Boa Saúde

Frutas e vegetais ajudam na prevenção do câncer de mama. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários