Notícias de saúde

HIV ganha diversidade genética no Brasil

28 de outubro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) observaram, ao analisar amostras sanguíneas de 51 crianças nascidas e adolescentes soropositivas da cidade de São Paulo, entre 1992 e 2009, uma variabilidade genética do vírus HIV maior que a apontada por estudos anteriores.

O estudo, publicado na revista PLoS One, sugere que o perfil da epidemia de Aids no Brasil está mudando, o que pode implicar tanto na produção de testes de diagnóstico como em pesquisas que visam ao desenvolvimento de vacinas.

Os pesquisadores explicam que existem dois tipos de vírus que causam a Aids, o HIV-1 e o HIV-2. O tipo 2 é praticamente restrito ao continente africano. Já o tipo 1, que prevalece no resto do mundo, se divide em vários grupos, sendo os principais M, N, O e P. O grupo M é o que causa a grande epidemia que conhecemos, mas ele também se divide em diferentes subtipos. Existem, ainda, formas recombinantes do vírus, que é a mistura de dois subtipos.

Estudos anteriores mostraram que o subtipo B é o mais prevalente no Brasil e em toda América e Europa, chegando a 80% da população infectada. Contudo, novo estudo mostrou que entre pacientes com idades entre quatro e 20 anos atendidos no Centro de Atendimento da Disciplina de Infectologia Pediátrica da Unifesp, apenas 52,4% apresentavam o subtipo B.

Quase 40% dos jovens estavam infectados com o subtipo BF1 mosaico – uma mistura genética dos subtipos B e F1. Outros 9,5% apresentaram o subtipo F1. Todos os casos eram de transmissão vertical do vírus, ou seja, a infecção ocorreu durante a gestação, parto ou amamentação.

A hipótese dos pesquisadores é que os vírus circulantes no Brasil estão ganhando diversidade genética, fato que vem ocorrendo há uma década. Os cientistas ressaltam a importância do monitoramento do HIV para entender como está ocorrendo a evolução do vírus para melhorar o tratamento.

Fonte: Agência FAPESP, 22 de outubro de 2013

Saiba mais sobre a Aids na adolescência em Boa Saúde

Entenda como o HIV interfere na mortalidade materna em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários