Notícias de saúde

Excesso de vitaminas pode gerar riscos à saúde

24 de outubro de 2013 (Bibliomed). Suplementos de vitaminas são amplamente vendidos em todo o mundo. Muitas pessoas acreditam que quanto mais vitamina no corpo, melhor para a saúde. Segundo especialistas, muitas vezes essa prática é um desperdício de dinheiro e pode colocar a saúde em risco.

As vitaminas são essenciais para a vida e sua deficiência pode levar ao desenvolvimento de doenças. Para evitar complicações, os suplementos são indicados para pessoas que não apresentam os níveis corretos de determinadas vitaminas, entretanto, pessoas com níveis saudáveis de vitaminas não devem utilizar suplementos livremente e sua ingestão deve sempre ser acompanhada por um médico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma quantidade muito exata e alerta que doses mais altas podem causar problemas congênitos entre outros problemas.

Algumas vitaminas estão, inclusive, relacionadas a doenças graves em grupos específicos de pessoas, como o caso da vitamina A que pode aumentar o risco de câncer de pulmão entre fumantes.

Existem ainda grupos que necessitam de suplementos, como o ácido fólico para mulheres grávidas até a 12ª semana ou que estão pensando em engravidar, vitamina D para mulheres grávidas ou amamentando ou pessoas que não ficam muito expostas ao sol.

O ideal é procurar um especialista e realizar exames para a indicação correta do consumo de suplementos, se for mesmo necessário. Vale ressaltar que a alimentação é a principal fonte de obtenção de vitaminas.

Fonte: BBC, 20 de outubro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários