Notícias de saúde

Dicas para lidar com o início do horário de verão

18 de outubro de 2013 (Bibliomed). Celebrado por uns, odiado por outros, o horário de verão começa à meia-noite de sábado (16/10) para domingo (17/10) e impacta diretamente os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. 

A medida tem como objetivo gerar economia no gasto de energia, mas além do relógio físico, exige certa adaptação do relógio biológico. Nos primeiros dias, é difícil se acostumar com a nova rotina.

Segundo especialistas, o ideal é preparar o organismo com antecedência, uma dica é dormir cerca de dez minutos mais cedo a cada dia. Médicos explicam que as mudanças sentidas pelo organismo com o início ou o fim do horário de verão são ocasionadas por hormônios como o cortisol e a melatonina, que regem o nosso relógio biológico e são secretados de acordo com o tempo de exposição ao sol e à escuridão. Como o metabolismo do organismo passa a se pautar de acordo com as taxas de secreção desses hormônios, ao mexer com o relógio, efeitos que vão desde alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade, até o aumento da instabilidade vascular, são sentidos.

Confira algumas dicas para melhor se adaptar às alterações:

- Evite atividades muito intensas à noite - quanto mais estímulo maior a dificuldade do organismo em relaxar;
- Reduza ou evite o consumo de café, chá preto, chocolate e outros alimentos que contenham cafeína;
- Evite comer muito no jantar ou ir dormir sem comer;
- Tenha moderação na temperatura do banho – nem muito frio, nem muito quente;
- Evite ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono;
- Evite usar eletrônicos (tablets, celular, televisão, computador) pouco antes de dormir.

E lembre-se: para garantir a qualidade do sono, é preciso criar um ambiente favorável, que estimule uma noite relaxante capaz de repor as energias para o dia seguinte.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários