Notícias de saúde

O que define o risco de mortalidade por doenças cardíacas em pacientes diabéticos?

04 de outubro de 2013 (Bibliomed). O diabetes mellitus aumenta o risco para várias doenças, entre as quais as cardiovasculares. Contudo, o risco de mortalidade por doença coronariana em pacientes com diabetes é variável de um indivíduo para o outro. Considerando isso, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) realizaram um estudo que teve como objetivo identificar quais indivíduos se encontram em maior risco.

Para isso, os pesquisadores selecionaram 323 pacientes com diabetes mellitus em seis estados brasileiros e analisaram seus dados epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos (ECG).

A idade média dos pacientes foi de 60 anos e o tempo médio de duração da diabetes mellitus foi de seis anos em população miscigenada. Um terço dos participantes tinha histórico de infarto do miocárdio e a prevalência de hipertrofia ventricular esquerda foi de 28%.

O estudo teve um seguimento médio de 9,2 anos, nos quais se registrou 94 eventos com 33 mortes, sendo 17 de origem cardiovascular.

Os resultados mostraram que ferramentas consideradas simples pelas classes médicas podem identificar quais indivíduos com diabetes mellitus estão em maior risco para mortalidade.

Os resultados foram apresentados no 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que ocorreu de 28 de setembro a 1º de outubro no Rio de Janeiro, no Brasil.

Fonte: 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 28 de setembro a 1º de outubro, Rio de Janeiro, Brasil.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários