Notícias de saúde

Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer de próstata

03 de julho de 2013 (Bibliomed). Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e adotar um estilo de vida mais saudável pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver tumores de próstata agressivos.

Segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que envolveu 2.212 homens com idades entre 40 e 70 anos diagnosticados com câncer de próstata, a adesão às recomendações de mudança de estilo de vida preveniu em 38% o risco de aumento de tumores agressivos.

As mudanças de estilo de vida recomendadas pela classe médica são: manter o índice de massa corporal (IMC) dentro do recomendado; praticar atividade física; ingerir alimentos de baixa densidade calórica, como frutas e vegetais; controlar a ingestão de sal; e controlar o consumo de carne vermelha.

Os pesquisadores explicam que a maior parte dos homens corre risco de desenvolver câncer de próstata, mas é o nível de agressividade da doença que tem maior relevância clínica. Dessa forma, o estudo mostra que adotando hábitos de vida saudáveis é possível diminuir a agressividade do tumor.

O estudo foi publicado na revista Nutrition and Cancer.

Fonte: UPI, 01 de julho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários