Notícias de saúde

Exame ginecológico com vinagre pode prevenir mortalidade por câncer

05 de junho de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores indianos realizaram um estudo randomizado, com mais de 15 anos de duração, que envolveu 150 mil mulheres e revelou que exames ginecológicos com vinagre podem reduzir o número de mortes por câncer de colo do útero em até um terço.

As mulheres, com idades entre 35 a 64 anos e sem história prévia de câncer, foram designadas para triagem com vinagre ou nenhuma triagem - o padrão atual de tratamento na Índia. As mulheres selecionadas para triagem passavam por exames nos quais os profissionais de saúde aplicavam vinagre no colo do útero com um cotonete. Se o local ficasse branco após 60 segundos, era um indicador da não presença de alterações pré-cancerígenas no tecido. A incidência de câncer cervical invasivo foi de 26,47 por 100 mil no grupo de triagem e de 27,49 por 100 mil no grupo de controle.

De acordo com os pesquisadores, o vinagre é uma alternativa razoável e mais barata ao exame de Papanicolau, devido ao seu baixo custo e facilidade de uso. Contudo, a prática ainda tem sido pouco adotada. Os pesquisadores acreditam que o estudo sirva como incentivo à prática, o que poderia evitar 22 mil mortes por câncer cervical na Índica e 73 mil em países com poucos recursos ao redor do mundo.

Fonte: UPI, 02 de junho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários