Notícias de saúde

Enzimas liberadas por canceres podem ajudar na proteção do organismo

27 de maio de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA), na Grã-Bretanha, investigaram as enzimas metalproteinases da matriz (MMP-8) e descobriram que essas, presentes em tumores cancerígenos, enviam mensagens ao sistema imunológico para que esse ataque o tumor.

Publicado no Journal of Biological Chemistry, o estudo focou-se em pacientes com câncer de mama e descobriu que as células cancerígenas que produzem altas doses de MMP-8 não sobrevivem, porque essas enzimas alertam o sistema imunológico sobre a localização do tumor, ajudando o organismo a atacá-lo.

De acordo com os pesquisadores, pacientes de câncer de mama que produzem boas doses de MMP-8 têm maiores chances de cura. Outras pesquisas já haviam mostrado que as enzimas MMP-8 provocavam o efeito contrário.

O coordenador do estudo, Dr. Dylan Edwards, da Faculdade de Ciências Biológicas da UEA, explica que, anteriormente, acreditava-se que as enzimas MMP-8 atuavam como “tesouras moleculares”, ajudando na produção de dois agentes inflamatórios que danificam as estruturas celulares, abrindo caminho para a proliferação do tumor. Contudo, pesquisas recentes mostraram que, ao mesmo tempo, as MMP-8 atuam como sinalizadores de alerta para o sistema imunológico, acionando-o para atacar o tumor.

Dr. Edwards lembra que medicamentos contra o câncer utilizados na década de 1990 que agiam bloqueando essas enzimas e não obtinham sucesso. A atual pesquisa, de acordo com o especialista, explica o motivo de esses medicamentos não funcionarem.

O cientista diz que ainda não se sabe exatamente como a enzima produz os dois agentes inflamatórios, e que esse será o tema das novas pesquisas.

Fonte: BBC, 24 de maio de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários