Notícias de saúde

Estudo aponta mecanismo anticâncer do brócolis

25 de outubro de 2010 (Bibliomed). O consumo de brócolis é indicado, por diversas pesquisas, como uma forma de reduzir os riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, embora não se saiba ao certo a quantidade que deve ser ingerida para a proteção. Agora, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, indica que comer de três a cinco porções do vegetal por semana pode ser o suficiente para ter um significativo efeito anticâncer, e mostra o mecanismo responsável pela proteção.

De acordo com os especialistas, o grande responsável pelo efeito protetor do brócolis contra o desenvolvimento de tumores é um composto chamado de sulforafano. Essa substância seria liberada do composto glucorafanina pela ação de bactérias na parte inferior do intestino, e absorvida pelo corpo. “Essa descoberta aumenta a possibilidade de sermos capazes de potencializar a atividade dessas bactérias no cólon, aumentando o poder do brócolis na prevenção do câncer”, escreveram os autores na revista Food & Function.

Os pesquisadores provaram isso em testes com ratos. Injetando, no intestino desses animais, a glucorafanina, eles observaram a presença de uma quantidade significativa de sulforafano no sangue de uma veia que flui do intestino para o fígado. “A presença de sulforafano em quantidade mensurável mostra que ele está sendo convertido no intestino delgado e está disponível para a absorção no organismo”, explicou a pesquisadora Elizabeth Jeffery.

Sobre a quantidade adequada para a prevenção do câncer, a pesquisadora destaca que “menos de uma porção de brócolis diariamente é suficiente para ter um efeito anticâncer”. “Com muitos de outros alimentos bioativos que você ouve falar, uma vasta quantidade é necessária para um resultado mensurável”, acrescenta a especialista. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação desse mecanismo de proteção do brócolis contra o câncer.

Fonte: Food & Function. 22 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários