Notícias de saúde

Cantar ou falar em público exige cuidados e orientações

20 de maio de 2013 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) analisou 60 cantoras profissionais e descobriu que essas estão em maior risco de desenvolver doenças da voz.

Segundo os pesquisadores, quem canta ou fala em público precisa estar atento a cuidados específicos para voz e estruturas da face e pescoço (sistema estomatognático), pois a falta de orientação pode comprometer a execução dessas atividades ou do próprio trabalho.

A professora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP e coordenadora do estudo, Andréa Cândido dos Reis, explica que a falta de orientação pode resultar em um problema chamado Distúrbios da Articulação Temporomandibular (DTM). Essa é uma doença que pode ser desencadeada por hábitos repetitivos, estresses e pela má qualidade de sono.

A DTM interfere na harmonia do sistema estomatognático (estrutura que possibilita a sucção, respiração, deglutição, mastigação e fala). As cantoras estão no grupo com maior risco de desenvolver DTM, que pode afetar, também, outros profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, caso de professores e oradores.

O diagnóstico e tratamento da doença devem ser precoces e realizados de forma multidisciplinar.

Fonte: Agência USP, 16 de maio de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários