Notícias de saúde

Exercício físico combate danos causados ao cérebro pelo álcool

18 de abril de 2013 (Bibliomed). Pessoas que tem problemas de excesso de consumo de álcool vão receber uma boa notícia. De acordo com um novo estudo, a prática regular de atividade física pode combater alguns dos danos causados pela substância.

Os cientistas responsáveis pelo estudo associaram o álcool a danos causados à substância branca do cérebro, mas a relação foi vista apenas entre pessoas que não se exercitavam regularmente. Entra aquelas que eram ativas esse mesmo problema não foi detectado.

A substância branca é responsável pela comunicação entre as diferentes áreas do cérebro, assim, quando ela é danificada, a habilidade cerebral de trocar mensagens entre suas diferentes regiões fica deficiente.

Apesar de os resultados encontrados serem positivos, os pesquisadores alertam que isso não significa que a prática esportiva permite o consumo excessivo do álcool. O abuso dessa substância causa diversos males ao organismo, e outras áreas do corpo e até mesmo do cérebro serão prejudicadas com esse hábito.

A pesquisa foi publicada no periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Fonte: Live Science, 16 de abril de 2013 

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários