Notícias de saúde

Por que gostamos de assistir filmes e seriados sobre desastres?

10 de abril de 2013 (Bibliomed). Filmes e seriados de desastres são muito populares, mas ao analisarmos o seu conteúdo podemos começar a questionar a razão de as pessoas gostarem desse tema. Filmes desse tipo mostram destruição em massa, mortes e doenças, dentre diversos outros problemas que arriscariam a nossa sobrevivência. Assim, por quê o interesse em assistir à destruição da sociedade como a conhecemos ou até mesmo do planeta?

De acordo com uma nova pesquisa, pessoas assistem a filmes de desastres não apenas porque a história é interessante. O cientista John Hoopes, da Universidade do Kansas (Estados Unidos), acredita que o público estabelece uma relação mais visceral com essas obras.

 Para ele, os desastres globais retratados no cinema mostram uma situação onde o mundo é simplificado. Um grupo pequeno de pessoas se salvará, devido a características como fibra moral e coragem, e ao sobreviver ao desastre passarão a viver em um mundo melhor.

Além disso, no universo do mundo pós-apocalíptico as preocupações diárias são invalidadas. “Quanto tem um desastre iminente, tudo vai pela janela. Você não tem que cuidar dessas responsabilidades porque o mundo está prestes a acabar”, explica Hoopes. A sobrevivência se transforma em prioridade, e pensar nesse cenário pode ser uma forma de o espectador fugir de sua própria realidade durante algumas horas.

Fonte: Live Science, 9 de abril de 2013 

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários