Notícias de saúde

Chorar pode fazer com você se sinta melhor

15 de setembro de 2015 (Bibliomed). A função de choro não é bem compreendida. Alguns especialistas acreditam que o choro é um apelo para apoio, conforto ou ajuda, enquanto outros acham que seu principal papel é o de liberar as emoções.

Em um novo estudo, publicado na revista Motivation and Emotion, 60 pessoas assistiram a dois filmes, ambos capazes de desencadear emoções e lágrimas. Quase metade dos telespectadores chorou durante os filmes. Todos os participantes foram questionados sobre como se sentiram imediatamente após os filmes, e novamente 20 e 90 minutos mais tarde.

Logo depois de ver os filmes, o humor dos espectadores que não choravam manteve-se inalterado, enquanto o humor dos que choraram era menor. No entanto, dentro de 20 minutos os humores daqueles com lágrimas nos olhos recuperaram aos níveis anteriores, e dentro de 90 minutos os seus humores estavam ainda melhores do que antes dos filmes.

A diminuição e posterior retorno das emoções para os níveis anteriores pode fazer você sentir que você está em um humor muito melhor depois de chorar, disseram os autores da Universidade de Tilburg, na Holanda.

No entanto, parece que aqueles que choraram experimentam uma melhoria geral no humor, mas só depois de um período de tempo.

Fonte: Motivation and Emotion, news release, Aug. 23, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários