Notícias de saúde

Nova droga contra câncer de mama metastático é aprovada nos Estados Unidos

28 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). A Food and Drug Administration (FDA), agência do governo dos Estados Unidos que analisa e regulariza a comercialização de alimentos e medicamentos, aprovou a droga ado-trastuzumab emtansine (Kadcyla) para o tratamento do câncer de mama metastático. A nova terapia é destinada a pacientes que já tenham passado por um tratamento sem sucesso com trastuzumab (Herceptin) e um taxano.

O novo tratamento ataca as células cancerosas, o que, segundo especialistas, fornece um aumento significativo de chances de sucesso para os outros fármacos, porque adiciona uma nova droga ao tratamento de cânceres metastáticos.

O anticorpo DM1, presente na ado-trastuzumab emtansine, ataca as células cancerosas, mais especificamente a proteína HER2, que está presente em pacientes com câncer de mama. O medicamento foi aprovado a partir do estudo EMILIA, que envolveu pacientes HER2-positivos com câncer de mama metastático cujo tratamento com trastuzumab e um taxano havia falhado.

Os pacientes foram divididos em grupos que receberam ado-trastuzumab emtansine ou tratamento convencional com lapatinib e capecitabina (Xeloda). Os resultados mostraram que o grupo tratado com ado-trastuzumab emtansine conseguiu melhorias significativas na sobrevida livre da progressão da doença (9,6 vs 6,4 meses) e sobrevida global (30,9 vs 25,1 meses). Os eventos adversos em graus 3 ou 4 foram menos frequentes com a nova terapia (41% versus 57%).

Os efeitos colaterais mais comuns associados com a droga são náuseas, fadiga, dor músculo-esquelética, trombocitopenia, elevação das transaminases, dor de cabeça e constipação.

Fonte: Medpage Today, 22 de fevereiro de 2013

Como o álcool pode acelerar a progressão do câncer. Leia em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários