Publicidade

Notícias de saúde

Estudo aponta mecanismo pelo qual o álcool estimula a progressão do câncer

03 de novembro de 2009 (Bibliomed). Embora o consumo de bebidas alcoólicas seja associado ao câncer de mama e ao câncer de cólon, os mecanismos responsáveis por essa relação ainda não estão totalmente claros. Porém, um novo estudo da Universidade Rush, nos Estados Unidos, pode ajudar a desvendar o papel do álcool nessas doenças. Segundo os pesquisadores, um processo chamado transição epitelial-mesenquimal (TEM) – essencial para diversos processos de desenvolvimento – pode ser o mecanismo celular pelo qual as células doentes se disseminam agressivamente – processo chamado metástase – induzidas pelo álcool.

Os pesquisadores acreditam que a TEM promove o câncer ao "ligar" sinais nas células de câncer que as ajudam a deixar o tumor principal, invadir a corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo. Além disso, a TEM poderia deixar as células doentes mais resistentes às drogas de tratamento do câncer e aumentar as taxas de mutação nas células que promovem a metástase. "A TEM é uma área ativa na pesquisa do câncer, e crescente evidência apoia um papel para a TEM durante a progressão do câncer e metástases para diversos tipos de câncer, mas, previamente, não para os cânceres associados ao álcool", explicou o pesquisador Christopher B. Forsyth.

No estudo, os cientistas coletaram amostras de quatro homens alcoólatras e quatro saudáveis, e trataram células de câncer de cólon e de mama com álcool, para avaliar as mudanças na transição epitelial-mesenquimal. Examinando os efeitos do álcool em diversos indicadores de câncer e da transição, os pesquisadores observaram que "o álcool liga os sinais celulares, assim como os biomarcadores característicos da TEM nas células de câncer", e também em células intestinais não-cancerosas – o que apontaria para um papel do álcool como estimulante do início do câncer. Segundo os autores, os resultados podem oferecer novas abordagens terapêuticas para os cânceres associados ao álcool e para a prevenção da metástase dessas doenças.

Fonte: Alcoholism: Clinical & Experimental Research. 26 de outubro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: