Notícias de saúde

Brasileiros comem porções insuficientes de carotenoides

21 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Hoje, os brasileiros se alimentam mais do que na década de 1970, o que não quer dizer que a qualidade da alimentação também melhorou. Segundo pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), o consumo de carotenoides entre brasileiros é abaixo da média considerada ideal.

Os carotenoides são pigmentos de cor vermelha, alaranjada ou amarela, encontrados nas células de todos os vegetais. São compostos essenciais para a vida, e, como os animais não conseguem sintetizá-los, devem ser ingeridos através da alimentação. No organismo humano, os carotenoides atuam na prevenção de doenças como o câncer e a doença arterial coronariana, além de serem agentes antioxidantes e estimularem o sistema imunológico.

O autor do estudo, o mestre em ciência e tecnologia de alimentos, Rodrigo Dantas Amâncio, explica que o Brasil encontra-se em uma fase de transição nutricional, o que leva à coexistência de problemas como sobrepeso, inanição e desnutrição. De acordo com o pesquisador, entre 2008 e 2009 houve uma redução significativa nos índices de déficit de peso, enquanto que a obesidade sobrou entre a população adulta feminina e quadriplicou entre a masculina, quando comparados aos dados década de 1970.

Os carotenoides são obtidos através do consumo de frutas, legumes e verduras, sendo a quantidade indicada de 9.000 a 18.000 microgramas por dia. A pesquisa revelou que a média de consumo nacional foi de 4.117 microgramas por dia, abaixo dos valores preconizados como seguros.

O valor indicado para consumo de carotenoides poderia ser suprido com a ingestão de um prato de salada de agrião, brócolis e cenoura e, como sobremesa, uma fruta como manga ou pêssego. Contudo, o ideal é o aumento do consumo destes alimentos ao longo de dia, especialmente quando a refeição é feita fora de casa.

Alimentos como tomate e seus derivados, manga, cenoura, acerola, cajá, goiaba, mamão, abóbora, alface, agrião, couve e milho são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em carotenóides.

Fonte: Agência USP, 19 de fevereiro de 2013

Veja como os tomates fazem bem para a saúde em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários