Notícias de saúde

Sociedade Brasileira de Pediatria faz campanha contra uso de andadores infantis

24 de janeiro de 2013 (Bibliomed). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou uma campanha nacional para abolir o uso de andadores de bebês. Segundo a entidade, que agrega 16 mil profissionais de todo país, esse equipamento é inútil no desenvolvimento da marcha dos bebês, além de seu uso ser um fator de risco para acidentes sérios.

Os pediatras explicam que o andador dá uma mobilidade inadequada aos bebês, que podem se aproximar de locais perigosos, como fogões, piscinas e armários com produtos tóxicos. Além disso, o aparelho pode deixar de estimular alguns músculos, atrasando os primeiros passos da criança.

Em outros países, profissionais de saúde infantil também são contrários ao uso de andadores, mas só no Canadá a fabricação desses equipamentos é proibida.

Segundo dados da Academia Americana de Pediatria, dez em cada mil atendimentos de crianças com menos de um ano de idade em serviços de emergência são ocasionados por acidentes com o uso andadores. As lesões graves, como fraturas e traumas, correspondem a um terço desses casos.

No site da SBP, os pais podem tirar mais dúvidas sobre os andadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Pediatria, 21 de janeiro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários