Notícias de saúde

Estudo Reforça Eficácia de Droga Contra Esclerose Múltipla

LONDRES (Reuters) - Uma nova pesquisa, que será publicada esta semana, deverá mostrar que o uso precoce de altas doses de betainterferon pode diminuir ou mesmo deter o progresso da esclerose múltipla.

A informação foi divulgada na segunda-feira pela Multiple Sclerosis Society (Sociedade de Esclerose Múltipla), organização que combate os planos de frear o uso da droga na Grã-Bretanha.

Conforme a entidade, a descoberta será publicada quinta-feira no New England Journal of Medicine e deve enfatizar o valor do uso da droga Avonex.

"Há um aumento de evidências de que quanto mais cedo as pessoas fizerem este tratamento, melhores serão os resultados", disse David Harrison, porta-voz da sociedade.

Em fevereiro a Reuters havia informado a conclusão do estudo, financiado pela Biogen Inc, no momento em que o fabricante da droga encerrou a pesquisa depois que foram obtidos resultados positivos.

O chefe do estudo Lawrence Jacobs, da Escola de Medicina da Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo, e cinco dos nove autores da pesquisa trabalham como consultores pagos para a Biogen.

Conforme Harrison, um encontro recente de especialistas em esclerose múltipla em Paris, estudou os dados do teste e concluiu que os novos pacientes diagnosticados deveriam receber grandes doses da droga.

A publicação da recente pesquisa vai aumentar a polêmica na Grã-Bretanha, onde os observadores do National Institute of Clinical Excellence (Nice) recomendaram que o betainterferon não deveria ser receitado para novos pacientes de esclerose múltipla na área administrada pelo Serviço Nacional de Saúde.

A Sociedade de Esclerose Múltipla junto com os fabricantes da droga, Schering AG e Biogen, lançaram apelos contra a posição do Nice no final da última semana.

A droga custa 14.530 dólares anuais por paciente e não pode curar a esclerose múltipla, uma doença debilitante que leva o sistema imune do corpo a destruir a bainha que protege as células nervosas no cérebro e na coluna espinhal, causando paralisia, dor e tremores.

Os que defende a droga, argumentam que é efetiva em reduzir a recaída de muitos pacientes.

No Brasil, o medicamento importado pode custar cerca de 3 mil reais.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários