Notícias de saúde

No Natal, como escolher o brinquedo certo para as crianças?

05 de dezembro de 2012 (Bibliomed). Com a diversidade nas opções de brinquedos, qual escolher para presentear as crianças no Natal? Para não cair no erro de comprar um brinquedo que deixará de ser do interesse dos pequenos em poucas semanas, uma equipe de psicólogos da Universidade Wallace Baldwin, nos Estados Unidos, dizem que é preciso considerar fatores como idade, interesses e aptidões da criança, além de observar quais são as brincadeiras que a deixam distraídas por mais tempo.

Os pesquisadores estudaram o assunto e desenvolveram um roteiro para ajudar os pais na escolha de um presente que não apenas agrade à criança, mas também contribua para o seu desenvolvimento. Ao comprar um presente, deve-se optar por um que desenvolva as habilidades físicas ou intelectuais dos pequenos, que proporcione diversão, estimule a imaginação e ensine socialização e o jogar em equipe.

Os psicólogos dizem que os brinquedos que estimulam a criatividade são as opções mais interessantes, pois as crianças são curiosas por natureza. Além disso, uma ótima opção de presente, segundo eles, são instrumentos para práticas artísticas, como lápis de cor, canetinhas, tintas e massas de modelar.

Os pesquisadores ressaltam a necessidade de os pais participarem da brincadeira junto com as crianças, se envolvendo nos jogos, encorajando a socialização e fortalecendo os laços afetivos.

Fonte: Diário da Saúde, 04 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários