Notícias de saúde

Aromaterapia pode ser prejudicial para a saúde do coração

04 de dezembro de 2012 (Bibliomed). O tratamento prolongado com aromaterapia pode ser beneficial durante um período curto de tempo, mas prejudicial caso a terapia seja prolongada.

Em um estudo, pesquisadores taiwaneses pediram que 100 trabalhadores de um spa se sentassem em um quarto e respirassem vapores de óleo de bergamota durante duas horas. Os cientistas mediram a pressão sanguínea e taxa de batimento cardíaco dessas pessoas e o nível de compostos orgânicos voláteis no ar.

Na primeira hora, a pressão e o batimento cardíaco diminuíram, mostrando que resultados encontrados em pesquisas anteriores que afirmam que a aromaterapia reduz estresse pode ser confirmado.

Porém, após 120 minutos os pesquisadores viram que a terapia passou a ter o efeito contrário. A pressão sanguínea sistólica e a taxa de batimento cardíaco voltaram aos seus níveis de base e se elevaram 2,19mmHg e 1,70 bpm respectivamente.

A literatura médica mostra que compostos orgânicos voláteis podem ser associados a riscos mais altos de asma e a morte por doença cardiovascular. Respirar esses compostos pode aumentar as taxas de inflamação do corpo e alterar o funcionamento do sistema nervoso, afetando a saúde cardíaca.

A pesquisa foi publicada no periódico European Journal of Preventive Cardiology.

Fonte: Live Science, 30 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários