Folhetos de saúde

Melanoma

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é o melanoma?

Melanoma, também conhecido como melanocarcinoma ou melanoma maligno, é um tipo de câncer de pele.

2. Qual a faixa de idade que mais apresenta o melanoma?

O melanoma pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais freqüente em indivíduos entre os 30 e 60 anos de idade. Porém, sua ocorrência está aumentando no mundo, principalmente entre as pessoas de cor branca.

3. Quais são os fatores associados com o surgimento do melanoma?

Muitos fatores estão sendo estudados, mas até então estão associados os seguintes ao desenvolvimento do melanoma:

  1. Fatores genéticos;
  2. Agentes físicos (exposição aos raios ultravioleta);
  3. Fatores hormonais (aumento da produção do hormônio estimulante da pigmentação) – sua associação ainda não está definida;
  4. Vírus (não existe associação concreta).

4. Quais as características do melanoma?

O melanoma possui diversas formas de apresentação, dependo de suas características:

  1. Lentigo Maligno – Melanoma: corresponde ao melanoma que ocorre por cima de uma lesão prévia classificada como melanose maligna (lesão de cor amarronzada, porém não uniforme, que aumenta lentamente e possui limites irregulares). Nota-se o crescimento de nódulos por cima dessa lesão, de coloração irregular. È o que apresenta melhor prognóstico.
  2. Melanoma extenso superficial: é o que mais está associado aos nevos (tumores de células névicas  - células encontradas na pele – benignos). È a apresentação mais comum de melanoma e é mais freqüente entre as quarta e quintas décadas de vida. O que se nota é uma lesão de cores variadas, limites pouco precisos, podendo ser levemente ou muito aumentada.
  3. Melanoma nodular: após a forma anteriormente descrita, esta é a mais comum. O que se observa é uma lesão tipo um nódulo (um “caroço”) ou uma placa, de cor negro-azulada com raias amarronzadas, que pode crescer rapidamente. Ocorre preferencialmente na região do tronco dos homens e pernas das mulheres.
  4. Melanoma lentiginoso acral: é o tipo de melanoma mais comum em negros e pessoas da cor amarela (asiáticos) e é mais freqüente por volta da sexta década de vida. Ocorre principalmente nas plantas dos pés, palmas das mãos, pontas dos dedos e região das unhas.

5. Como é feito o diagnóstico do melanoma?

Qualquer mancha na pele, que apresente modificações em sua cor e aspecto deverá ser submetida à biópsia, a fim de se descartar melanoma. O que se deve observar nessas manchas (nevos) é o seguinte: A – assimetria (alteração da forma); B – bordas (se estão irregulares, com elevações ou aprofundamentos); C – cor (mudança da cor); D – diâmetro (se houve mudança do tamanho); E – elevação (se a lesão está ficando mais elevada).

6. O melanoma tem cura?

O melanoma é um tipo de câncer que facilmente pode se espalhar por todo o corpo (metastatizar). Mesmo depois de sua retirada podem ocorrer novos episódios (recorrência), e isso está relacionado à época de início do tratamento, ao grau de invasão das células malignas, à retirada de todo o tumor, etc.

7. Qual o tratamento do melanoma?

Apesar de não ser 100% resolutivo, o tratamento do melanoma pode ser feito através da retirada cirúrgica do tumor, com uma margem de segurança de acordo com suas características; linfadenectomia (que é a retirada dos linfonodos – estruturas que, quando aumentadas, geram as ínguas - da região acometida); radioterapia; quimioterapia e imunoterapia, além do acompanhamento do paciente a cada 4 – 6 meses após o tratamento. Consulte sempre seu médico.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Lesões e nevos pigmentares e melanoma maligno in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.