Folhetos de saúde

Vaginose bacteriana

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que significa vaginose bacteriana?

O termo vaginose bacteriana se refere à uma das mais freqüentes infecções genitais da mulher. Ela é assim denominada devido ao crescimento exagerado da flora bacteriana vaginal, com um baixo predomínio das células responsáveis pela resposta inflamatória (leucócitos), diminuição dos  Lactobacillus  e à ausência de agentes infectantes, como fungos ou outros parasitas.

2. Existe corrimento vaginal normal?

Sim. O corrimento vaginal normal ou fisiológico ocorre diariamente e é constituído de resíduos da mucosa da vagina (células da parede vaginal, secreções, muco), bem como por secreções de glândulas encontradas na genitália feminina (glândulas de Skene e de Bartholin).  Esse corrimento não possui cheiro, pode ser transparente ou branco, semelhante a muco e se altera dependo da fase do ciclo menstrual em que se encontra a mulher, idade, excitação sexual, estado emocional, temperatura e gravidez.

3. Quais as principais bactérias que constituem a flora vaginal normal?

A flora vaginal da mulher sadia é composta principalmente por lactobacilos.

4. Quais os sintomas da vaginose bacteriana?

A vaginose bacteriana manifesta-se como um corrimento vaginal abundante, de apresentação cíclica ou não, de coloração branca ou acinzentada e com um cheiro semelhante ao de peixe. Esse odor é percebido principalmente após a relação sexual sem o uso de preservativo, tanto pela mulher como por seu parceiro, pois o contato do esperma com a mucosa da vagina permite a liberação das substancias responsáveis por esse cheiro.

5. Por que ocorre a vaginose bacteriana?

A vaginose bacteriana é encontrada principalmente em mulheres em idade reprodutiva, o que sugere haver uma possível relação com os hormônios sexuais. Contudo, ainda não existem explicações sobre o surgimento da vaginose bacteriana, pois muitas mulheres apresentam bactérias anaeróbias em sua flora vaginal e não apresentam sintomas de infecção.

6. Quais as principais bactérias encontradas na vaginose bacteriana?

As principais bactérias encontradas em grande número na vaginose bacteriana são a Gardnerella vaginalis (mais prevalente), Bacterióides sp, Mobiluncus, Mycoplasma, Peptoestreptococcus, Prevotella sp, etc.

7. A vaginose bacteriana é transmitida sexualmente?

Ainda não se tem confirmação se a vaginose bacteriana é transmitida sexualmente. Porém, muitas evidências sugerem que não, como o encontro de vaginose bacteriana em mulheres virgens, por exemplo.

8. Existe alguma complicação da vaginose bacteriana na gravidez?

A vaginose bacteriana tem sido relacionada a uma maior possibilidade de ruptura precoce da bolsa d’água, com um trabalho de parto prematuro. Por isso, todas as gestantes que apresentem vaginose bacteriana devem ser tratadas.

9. Qual o tratamento da vaginose bacteriana?

O tratamento da vaginose bacteriana  dever ser feito em todas as mulheres com sintomas. O medicamento de escolha é o metronidazol. Em mulheres que têm alergia ou intolerância ao metronidazol, uma outra medicação sugerida é a clindamicina.  Nas gestantes é recomendado o uso de metronidazol ou clindamicina após o primeiro trimestre de gravidez.

Mas lembre-se, somente seu médico poderá orientar o seu caso específico.

Fonte:

RIO, S.M.P. Corrimento vaginal. In: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.